emprestimo-sobre-cheques

Empréstimo sobre cheques

Crédito sobre cheques

Tal como referimos no artigo anterior, dos empréstimos particulares mais comuns, o empréstimo sobre cheques continua a ser dos mais procurados pelos Portugueses. Mas porquê? E será vantajoso? maioria das vezes o empréstimo sobre cheques não é vantajoso para o cliente, e por normal este tipo de financiamento é procurado por pessoas com problemas bancários ou que têm o nome sujo no Banco de Portugal, estando assim impossibilitado de acesso à banca tradicional.

Como funciona o empréstimo sobre cheques?

Maioria das pessoas que recorrem a empréstimo sobre cheques, são pessoas que não conseguem financiamento na banca tradicional, logo vêm nos empréstimos particulares uma oportunidade de conseguirem o dinheiro sem que lhe seja pedido alguma garantia ou sequer que lhe perguntem se tem problemas bancários ou dívidas a outros credores, e o porquê se não serem colocado entraves é muito fácil de entender…

Primeiro porque esses credores ao pedirem os cheques pré datados, pedem com o valor aproximado de 145 euros, logo perante a lei e mesmo sem cobertura, o banco é obrigado a aceitar e pagar esse cheque, assim o credor está completamente descansado quanto a este aspeto, porque mesmo que não exista lá dinheiro na conta, o credor recebe e depois o banco entende-se com o seu cliente que passou o cheque.

O segundo motivo, prende-se por ser bastante lucrativo para muitos, pois não respeitam as taxas de juros entre particulares e cobram juros altíssimos!

Numa simulação que fizemos de um anúncio num jornal, pedimos informações para um crédito de 1000 euros e as condições eram:

  • 12 cheques pré datados de 145 euros cada um
  • Com datas de dia 1 e dia 15 de cada mês ( os próximos 6 meses )

Se fizermos as contas para um empréstimo particular sobre cheques de 1000 euros , no final pagaria 1800 euros, ficando assim o credor a lucrar 800 euros em 6 meses com juros absurdos, já para não falar da taxa de esforço enorme para quem pede este tipo de empréstimos onde neste caso ficaria a pagar cerca de 300 euros por mês (!!) por apenas 1000 euros!

 

Mesmo tendo o nome sujo no Banco de Portugal?

Quem tem o nome sujo no Banco de Portugal não consegue cheques, mas existe pessoas que pedem a familiares ou que já têm cheques antes de terem o seu nome a constar no registo do Banco de Portugal como cliente em incumprimento.

Na nossa opinião, seja qual for a situação é sempre um erro pedir um financiamento destes, pois só irá complicar mais a sua situação financeira. Caso esteja endividado, a caminho da insolvência ou mesmo com o seu ordenado penhorado, nunca é solução pedir mais créditos.

 

 

One thought to “Empréstimo sobre cheques”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *