banco-de-portugal

Limpar nome no Banco de Portugal

Central de Registos do Banco de Portugal

O Banco de Portugal tem a informação de todos os créditos que uma pessoa tenha contraído  e do qual ainda esteja a pagar, esta informação serve para existir uma supervisão sobre quem tem problemas bancários assim como para avaliação de quantos créditos a pessoa já tem e dai deduzir a taxa de esforço caso vá pedir novo financiamento à banca.

Quando se fala em nome sujo no Banco de Portugal quer isto dizer que o nome da pessoa ficou negativamente sinalizado por incumprimento de uma ou mais prestações bancárias.

Todos os bancos mensalmente enviam os registos do historial do seu crédito, seja ele pessoal , consolidado ou habitação e nesse historial está descrito se está tudo em dia ou em incumprimento servindo como documento informativo para os bancos e financeiras.

Em caso de incumprimento fique a saber que todas as outras instituições bancárias têm acesso a essa informação e nenhum crédito lhe será concedido.

É importante saber isto não para recorrer a mais créditos para pagar outros mas em termos de timing pode ser fundamental para por exemplo consolidar os seus créditos.

Consolidar créditos antes de ter o seu nome sujo no Bdp

Para consolidar os seus créditos é elementar que ainda não tenha deixado de pagar nenhuma prestação e tenha o seu nome limpo junto à central de registos do Banco de Portugal para ter mais hipóteses de ser aprovado pois caso contrário será exigido uma garantia de um imóvel cujo valor ultrapasse os 60% e mesmo assim a banca está menos receptiva a consolidar dívidas com incumprimento já existente noutras instituições por isso de ser de extrema importância consolidar todos os seus créditos antes de começar a falhar alguma prestação.

mapa-de-creditos

Se o seu incumprimento bancário for muito recente ( um ou no máximo duas prestações ) poderá ter a sorte de os dados no Banco de Portugal ainda não estarem actualizados, porque apesar de ser mensal o envio do relatório a entidade financiadora só reporta o incumprimento após 1 a 3 prestações não pagas por isso o melhor é agir depressa e tentar consolidar os seus créditos ou renegociar os prazos e prestações visto não ter condições monetárias para suportar essas prestações actuais.

Para saber a sua situação pode ir ao banco de Portugal e solicitar o seu mapa de créditos onde vem toda a informação dos seus créditos desde montante que paga mensalmente, valor inicialmente pedido e se está ou não em dia.

A única maneira de limpar o seu nome junto do Banco de Portugal

Sim, só existe uma maneira por muito que custe a muitos ler que é liquidar todo o montante em atraso.

Apesar de existir na Internet e outros meios de comunicação formas milagrosas para limpar o seu nome a verdade é que todas essas “histórias” não passam de métodos para conseguirem-lhe extorquir algum dinheiro em prol da promessa.

Nunca esquecer que estamos a falar do Banco de Portugal, Bancos e Financeiras e naturalmente não é por obra milagrosa que de um momento para o outro vai lá aparecer no seu historial que tem os seus créditos em dia.

Se está numa situação complicada leia com atenção os nossos artigos sobre endividamento e verá que independentemente do mau que a sua situação lhe possa parecer, ela tem solução!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.