Entregar a casa liquida a dívida?

Crédito Mal Parado, Devolver Imóvel

Muitas famílias estão com dificuldades em cumprir com as obrigações do crédito habitação e umas das formas que tentam para liquidar a dívida é a devolução do imóvel ao banco em troca da liquidação do empréstimo.

Mas será isto possível?

Os bancos por norma aceitam o imóvel, porém avaliam o mesmo e regra geral o valor é sempre inferior ao inicialmente estipulado no contrato.

Isto faz com que o devedor fique ainda com um montante por liquidar o que o pode fazer mensalmente mediante acordo com o banco ou recorrer ao tribunal para ser extinta o remanescente da dívida.

um-montante-por-liquidar

Com a actual crise é cada vez mais pessoas a recorrerem aos bancos na esperança que estejam receptivos a receberem a habitação e mesmo os tribunais já consideram que se o cliente entrega o imóvel a dívida é paga automaticamente, mas repito em tribunal.

Por isso se está a ponderar falar com o seu banco saiba que em último recurso caso seja aceite o imóvel mas queiram que ainda pague algum montante pode recorrer ao tribunal.

Opte por usufruir do apoio jurídico da Segurança Social e peça a isenção de custos de tribunal e nomeação/isenção de custos do advogado.

Em alternativa se está num caso de sobreendividamento nem o banco lhe aceita a casa o que será talvez mais aconselhável ponderar a insolvência.

3 thoughts on “Entregar a casa liquida a dívida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.