O que é o mapa de responsabilidades

Mapa de Créditos

Muitas pessoas certamente já ouviram falar no chamado mapa de responsabilidades ou até mapa de créditos.

Este mapa é a informação real de todos os seus créditos bancários independentemente de ser um crédito pessoal ou habitação por exemplo, e nele está descrito as entidades bancárias do qual requisitou crédito, o montante actual em dívida , e um sinal do qual serve para sinalizar em que condições está a situação actual , isto é , se os pagamentos das prestações têm sido pagas, se está em incumprimento bancário ou até se esse crédito foi renegociado.

Normalmente quando se vai usufruir dos  serviços a uma empresa de consultoria financeira é pedido o mapa de responsabilidades para saberem em que situação estão os seus créditos actuais e também para ver se não está com o nome no Banco de Portugal ( entenda-se “nome sujo” ) porque se assim for essa empresa estará a enviar um processo de um cliente para instituições financeiras do qual irá ser reprovado por ter o nome “sujo ” no banco de Portugal e com isto verem ( a empresa de consultoria ) baixar o seu rating devido ao score financeiro que irei noutro artigo também explicar a sua importância a nível das empresas e singulares.

Este mapa de responsabilidades de crédito oferece uma informação credível , verificada e detalhada de todos os seus empréstimos e a nível por exemplo de um crédito consolidado é importante ir buscar o seu ao Banco de Portugal para ter a ideia dos valores em dívida actuais ou em alternativa terá que consultar os seus extractos de dívida.

Na insolvência também pode ser pedido seu mapa de créditos, irá depender do advogado com que irá tratar do seu processo, uns pedem mas outros não.

Os documentos requisitados neste tipo de processos variam muito de pessoa para pessoa.

Banco de Portugal

Como o Banco de Portugal recolhe a informação…

Todos os bancos e financeiras enviam mensalmente os dados dos seus clientes e respectiva situação actual perante os seus créditos. Isto serve para ser regulado o sistema bancário e também uma forma de um cliente de risco devido a incumprimento possa ser facilmente identificado não usufruindo de mais crédito tal como explicamos neste artigo sobre como limpar o nome do Banco de Portugal.

Quando alguém entra em incumprimento bancário esta informação não é enviada imediatamente ao Banco de Portugal mas sim passado uns 2/3 meses e isto é importante porque por vezes as pessoas apercebem-se que estão a ficar sem condições para suportar tantos créditos e querem consolidar mas só o conseguem tendo o nome limpo, por isso para quem está a pensar consolidar os seus créditos mas recentemente já entrou em incumprimento com uma ou mais instituições bancárias deve apressar-se para que não lhe seja reprovado por ter uma informação negativa nos registos do BDP.

Pode parecer pouco ético passar esta informação, no entanto a meu ver não acho justo uma família ver negado a consolidação do seus créditos tendo condições para tal porque está com o nome no Bdp.

Uma coisa é pagar por exemplo 1000 euros mensais por 5 ou 6 créditos , outra é pagar 500 por um só, com isto quero dizer que nos casos de consolidação de créditos o nome no Banco de Portugal não deveria ser um factor de aprovação do crédito mas sim a taxa de esforço mediante os rendimentos mensais do agregado familiar.

Onde e como posso ir buscar o meu Mapa de Responsabilidades ?

O único local onde pode ir buscar é no Banco de Portugal , poderá consultar o site oficial do BDP e verificar as moradas e contactos porque terá que ser feito pessoalmente e levar consigo os documentos de identificação pessoal desde BI ou Cartão de Cidadão , NIF etc…

O mesmo é dado na hora carimbado pelos serviços e tenha em atenção que esse mapa tem data, por isso provavelmente não o vão aceitar passado dois meses caso lhe seja pedido por estar desactualizado.

Aproveito também este artigo para chamar a atenção para quem está a procurar créditos mesmo com problemas bancários que existem perigos de anúncios online e até nos jornais que dizem conseguirem créditos mesmo para quem tem problemas bancários e por isso recomendo seriamente que leia o nosso artigo ” Atenção aos anúncios de crédito ” para conhecer os riscos que pode correr ao contactar este anúncios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.