Penhora de 1/3 do salário

Ordenado Penhorado

Uma penhora de vencimento surge quando é instaurada um acção de penhora que neste caso é sobre o seu ordenado. Numa penhora de ordenado de 1/3 o valor a retirar é sobre o todo do vencimento e não só sobre o valor base como muitas pessoas pensam.

Imagine que o seu ordenado base é de 700 euros, mais 100 de subsídio de alimentação e 100 de falhas de
caixa, dá um total de 900 = menos um terço , ficará com 600 euros ( 300 descontados/penhorados ).

Portanto fique ciente que todos os valores que sejam mencionados na folha de vencimento são alvo de penhora. É importante também ter em conta que no exemplo de cima os valores permitem uma penhora de 1/3 total, explicando melhor, caso você ganhe imaginemos 500 euros só será descontado 25 euros, porque não é permitido depois de descontado um 1/3 ficar com menos do vencimento mínimo nacional que é de 485 euros.

Perante a lei não é possível existir duas penhoras sobre o mesmo ordenado de 1/3 mas pode haver duas de 1/6 sendo que são casos muito raros porque naturalmente quando é accionada a acção contra o devedor é logo pedido o montante máximo penhorável de um terço.

 

LEIA TUDO SOBRE PENHORAS COM INFORMAÇÃO ATUALIZADA [ 2016] NO NOSSO NOVO ARTIGO- MANUAL DAS PENHORAS 2016

 

 

175 thoughts on “Penhora de 1/3 do salário

  1. Trabalhei numa empresa de Segurança Privada durante dois anos, agora no término do contrato me contataram a informar que prescindiam dos meus serviços.
    Durante estes anos ao serviço desta empresa, tive acumulado uma penhora vencimento 1/3.
    A minha dúvida é, a penhora do mesmo vai recair na totalidade dos créditos a que tenho direito ?

    Melhores cumprimentos,

    Carlos Gonçalves

  2. Boa Noite Sr Carlos, Obrigado pelo seu comentário. Depende muito do solicitador,conheço casos em que penhoraram a indemnização/acerto de contas e outros não. Contudo se isso acontecer não há nada a fazer , pois a lei assim o permite.

    Cumprimentos

  3. Sim também pode ser, se o solicitador assim o entender. Poderá não fica logo, talvez passado uns meses.

    Saliento que é possível a redução da penhora de 1/3 para 1/6 mediante requerimento em tribunal ou mesmo a isenção ( durante período máximo de um ano ) .

    Cumprimentos

  4. Bom dia

    Gostaria que me ajudassem relativamente á isenção da penhora. É possivel essa situação ? A minha situação ( desempregado )não tenho meios para continuar a pagar a mesma, qual o procedimento, como devo agir neste caso ?

    Melhores cumprimentos,

    Carlos Gonçalves

  5. Bom Dia,

    No caso de haver uma penhora de 1/6 e a entidade recebe um novo pedido de penhora de 1/3, nesse caso podem ser feitas duas penhoras de 1/6 ou a 2ª só poderá ser executada quando a anterior terminar?

    Obrigado

    Fernando

    1. Tenho uma penhora de 1/3 sobre o ordenado, executada pela entidade patronal, não estando as finanças satisfeitas, vão ao restante e vai tudo o que lá está o restante do meu ordenado(após a penhora) o sub Social de desemprego o Abono de família, vai tudo.

      1. Bom dia,

        As finanças estão a penhorar o vencimento todo?? Isso não pode ser assim, você não pode ficar sem dinheiro no final do mês.Entre em contacto com as finanças e diga essa situação e peça à sua entidade patronal que fale também com o solicitador que enviou a penhora e que lhe diga que você já tem uma penhora ativa sobre o seu vencimento.
        Cumprimentos

  6. boa noite

    o meu ordenado base é de 790 euro mas penhoraram-me 1/3 de ordena fiquei com 497 euros todo s os meses , a minha questao é podem tirar tambem do meu subsidio de féria e de natal?

  7. boa noite.

    eu estou com um problema de penhora divorciei-me a dois anos e nao consegui continuar as pestacoes que tinha nao percebo o porque mas as dividas estao só a cair sobre mim e a minha ex mulher nao paga nada mesmo trabalhando ,retiraram do meu ordenado 1/3,eu recebo de folha 1000 euros mas liquidos recebo 790 euros e com a pinhora fiquei a receber 497 euros tenho duas filhas de casamento diferente , a minha questao é tambem vao tirar do subsidio de férias e subsidio de natal? tenho duas dividas e já estao a penhorar uma será que tambem vao penhora mais ? o que posso fazer ? nao consigo sobreviver só com o ordenado minimo e tenho medo de nao receber os subsidios. fico a espera de uma resposta ..obrigado

    1. Os subsídios podem ser penhorados, porém muitas vezes os solicitadores" fecham os olhos" e deixam passar, contudo saliento que o podem fazer.

      De facto é estranho que as penhoras só estejam activas contra si.. aconselho a contactar o agente de execução para saber mais pormenores, porque por exemplo a sua ex mulher pode ter pedido a insolvência pessoal.

  8. Bom Dia

    venho por este meio contatar cfinanceiro, estou no fundo de desemprego , sou avalista
    e tenho os meus pagamentos recebi uma carta de penhora
    porque a pessoa de quem sou avalista entro em incomprimento recebo 612.00 euros o tribunal pode pode fazer sengunda penhora sobre o meu vencimento porque com as obrigações que tenho não consigo satisfazer as minhas obrigações porque vou ter uma penhora de 1/3 gostava de ser esclarecido sobre esta situação

    com os comprimentos

    1. Só pode ter uma penhora de 1/3 sobre o vencimento ( ou duas de 1/6 ) . No entanto estando na situação que está e ao verificar que vai entrar em incumprimento com os seus créditos, aconselho a tentar uma renegociação dos seus contratos bancários de modo a conseguir cumprir com os mesmos.

  9. Boa tarde. Infelizmente vi me confrontado com a penhora de 1/3 do meu ordenado por ser fiador. O meu base sao 545 euros. Depois recebo 90 de subsidio de alimentacao . Pergunto so vou receber 485 euros?!!e quanto aos subsidios so me retiram o excesso dos 485 euros? Obg